Capitel de São Roque – Bairro Ponte Seca

A história religiosa da cidade de Carlos Barbosa tem suas bases neste Capitel.

Ele foi construído inicialmente em madeira, para suplicar a Deus que cessasse a peste de tifo, que vitimava muitas pessoas. Cerca de doze famílias que moravam nas proximidades uniram-se para a construção. A imagem de São Roque, protetor contra as pestes, veio da Itália, e o Capitel foi inaugurado no dia 16 de agosto de 1923, dia de São Roque. Depois disso, a peste não vitimou mais ninguém. Posteriormente, em 1953, a estrutura foi substituída por um capitel de alvenaria, com base em pedras vindas de Santa Clara e talhadas por Leonelo Baldasso e Armelindo Guerra.

Em 1997, em um mutirão da comunidade, foi realizada uma reforma no Capitel, que se mantém como um dos principais monumentos que registram a fé dos barbosenses.

A comunidade rezava o terço frequentemente no local, onde após alguns anos começou a ser rezada missa. Com o passar dos tempos, a devoção dos moradores da Ponte Seca ensejou a realização de uma festa em honra a São Roque, que se tornou a maior confraternização da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus.