Informações obtidas junto a moradores das proximidades indicam que a construção deste capitel teria sido realizada aproximadamente na metade da década de 1960. Um registro oficial cita que a construção teria ocorrido anteriormente a 1971, o que corrobora a informação.
As informações em relação ao santo homenageado são desencontradas. Em um registro, encontramos o nome de Santa Lúcia, enquanto que em outro é citada a denominação Sagrado Coração de Jesus. O certo é que esse capitel tem mais de 50 anos de existência e que conserva grande parte de sua originalidade. Assim como outros, em seu altar são encontradas várias imagens, o que colabora para a divergência de nomes, ao mesmo tempo em que demonstra a espontaneidade dos fiéis que acorrem ao local para interceder ao Divino, seja qual for o santo de devoção. Antigamente era rezado o terço nos domingos neste local.
O capitel situa-se acima do nível da estrada atual, o que ocorreu devido ao uso e manutenção da via, deixando o curioso aspecto de estar em ponto muito alto.