A predominância da colonização alemã em Torino Baixo fica evidente já pelo caminho que conduz à Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Torino Baixo. As casas em estilo típico germânico sobrevivem ao tempo e demarcam a diversidade cultural de Carlos Barbosa.
No ano de 1970 houve a construção de uma escola, constituindo-se um núcleo comunitário. Algum tempo depois, em 31 de março de 1974 foi colocada a pedra fundamental para a construção da Capela Redenção e do cemitério. No dia 29 de dezembro de 1974, foi celebrado o culto de dedicação da capela e de formação da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Torino Baixo, filiada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB, sendo a única comunidade e capela não católica do interior de Carlos Barbosa.
Juntamente com o salão comunitário e o cemitério, a Capela Redenção conserva-se em sua simplicidade, revelando que a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Torino Baixo é um exemplo de preservação da cultura autêntica e da religiosidade como forma de união.