Capela de Nossa Senhora da Saúde – Primeira Seção de Castro

A comunidade da Primeira Seção de Azevedo Castro é considerada o berço da imigração polonesa no Rio Grande do Sul, que aconteceu a partir de 1875, com a chegada de 26 famílias estabelecidas até o lote nº 18 da 2ª Seção (Sete de Castro). Após construírem suas casas, os poloneses construíram a primeira capela, com grandes pedras, dedicada a Nossa Senhora da Saúde, que ficou conhecida como “Capela dos Polacos”. Os documentos oficiais registram a bênção da capela em 1894, mas fontes informam que deve ter sido edificada ainda na década de 1880.

A maior parte das famílias polonesas transferiram-se posteriormente para Santa Tereza e Santa Bárbara, provavelmente com a intenção de juntarem-se a outros imigrantes poloneses que foram assentados naqueles locais.

A segunda e atual capela foi construída em alvenaria por volta de 1971, no mesmo ponto onde ficava a primeira. O campanário abriga um sino de 70 quilos, feito em 1930 a partir do material de um sino primitivo, de 25 quilos, trazido pelos imigrantes.