O roteiro Marcas do tempo inclui visitação aos seguintes locais:
Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe de Deus – Inaugurada em 1947, com o apoio da comunidade, é o ponto central da fé do povo barbosense.
Parque da Estação – A Estação Ferroviária foi, durante meio século, um cenário de emoções. Todos os dias, quando chegava o trem de passageiros, a plataforma era tomada por pessoas que esperavam amigos e familiares. A Estação também propiciou o desenvolvimento econômico da localidade, através dos trens que carregavam suprimentos. Atualmente, o prédio preservado é um belo cartão-postal no centro da cidade.
Casa do Artesanato – A casa, antigamente, abrigava um restaurante que servia refeições para os passageiros do trem que desembarcavam na Estação Férrea. Hoje, o local é ponto de venda de produtos confeccionados pelos artesãos barbosenses.
Cabanha Pontin – Espaço dedicado à preservação da tradição gaúcha, com demonstração de encilha e contato com o cavalo. Através de uma caminhada pela propriedade, é possível apreciar belíssimas paisagens, além de um exuberante viveiro de flores.
Destilaria Casa Danieli – Resgata a história da fabricação de alambiques em um espaço cuidadosamente preparado para recordar a evolução da produção de destilados. A visita inclui degustação de produtos, como licores e cachaça, que podem ser adquiridos no varejo próprio.
Gruta Nossa Senhora de Lourdes – Construída em 1929, é um exemplo de religiosidade dos imigrantes italianos e de seus descendentes.
Restaurante e Café Colonial Nono Otávio – No porão de uma casa antiga, encontram-se escondidos os segredos da autêntica comida colonial italiana. A bela paisagem pode ser contemplada em um divertido passeio de carretão pela propriedade, seguido de um delicioso café da colônia.
Informações e agendamentos: (54) 3433-2662 ou (54) 99968-1794, ou e-mail marcasdotempocb@hotmail.com, ou página https://www.facebook.com/Marcas-do-Tempo-Roteiro-Tur%C3%ADstico-243504119423781