Corpus Christi

Carlos Barbosa é um município cuja identidade cultural está intimamente ligada à etnia italiana, onde o cristianismo possui papel importante na vida comunitária dos descendentes de imigrantes que povoaram a região. E o Corpus Christi é a festa católica que celebra a presença de Jesus Cristo na Eucaristia – momento em que a comunidade evidencia a sua fé, herdada de seus antepassados e transmitida de geração para geração. A celebração tem seu ápice na realização do Percurso Processional – cortejo religioso acompanhado de cantos litúrgicos e milhares de fiéis. Cultivando os costumes dos imigrantes vindos das regiões Trento, Pádua, Vêneto e Tirol, a comunidade confecciona os famosos tapetes coloridos que representam a fé e a religiosidade da população barbosense e embelezam a área central do município com imagens sacras ligadas ao cristianismo. Os tapetes, que originalmente eram confeccionados com flores, galhos de eucalipto e outros materiais, ganharam novas formas e desenhos, mas a tradição religiosa dos antepassados continua viva na comunidade. As comunidades, movimentos sociais e entidades se organizam para realizar a confecção dos tapetes ao longo de um percurso de 735m revigorando a fé, o sentimento de solidariedade, a união, a fraternidade e a comunhão com o próximo. O Corpus Christi de Carlos Barbosa é um evento de cunho religioso, comunitário e que celebra a tradição e a identidade cultural local.

Marcada para o dia 30/05/2024, a tradicional procissão de Corpus Christi contará com uma adaptação considerando o período de calamidade que vive o Estado. Em vez de decoração com serragem colorida, a comunidade está sendo convidada a participar com doações aos flagelados pelas enchentes. A proposta é formar um grande “tapete solidário” nas ruas centrais com material como roupas, cobertores, alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e demais artigos úteis às pessoas prejudicadas pelas inundações. As doações serão dispostas a partir das 13 horas do feriado e devem formar o cenário para a passagem da procissão, cuja celebração está marcada para as 15 horas. Em seguida, o resultado da coleta será encaminhado conforme direcionamento da secretaria de Assistência Social.

Em caso de chuva, a procissão é cancelada e as doações serão recebidas no Centro Cultural Mãe de Deus (Salão Paroquial).